A atividade de extração madeireira de Manejo Sustentável permite uma exploração orientada, controlada e otimizada de recursos naturais, com isso, o restante da mata nativa se mantém preservado.  Consiste em um conjunto de técnicas para colher cuidadosamente as árvores maiores de maneira que as mudas menores e o restante da floresta sejam protegidos.

É feito um estudo do potencial da Floresta de Mata Virgem, as árvores são etiquetadas e catalogadas e proíbe-se o corte de árvores porta-sementes e de espécies protegidas e apenas as espécies autorizadas são permitidas para corte. Com isso, a Floresta mantém seu potencial de flora e fauna consevados.  Com a adoção das técnicas do Manejo a produção de madeira se mantém sustentável ao longo dos anos, e requer a metade do tempo empregado na operacionalização da extração não manejada.

No Projeto Piloto de Manejo Florestal (Imazon/WWF), os riscos de acidentes durante o corte na operação manejada são aproximadamente dez vezes menor, se comparado às situações de perigo na extração predatória.

A extração madeireira consciente é uma valiosa ferramenta para a preservação do meio ambiente e também gera trabalho, desenvolvimento e inclusão social para as comunidades locais.